domingo, 16 de junho de 2013

 Atividade realizada por professores de Língua Portuguesa, integrantes do programa Educação - Compromisso de São Paulo. Formação "MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO" 
 Sequência Didática Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Essa SD tem como objetivo o estímulo à leitura e desenvolvimento da escrita.

 Meu Primeiro Beijo 


 É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim... Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos: “Você é a glicose do meu metabolismo. Te amo muito! Paracelso" E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar. No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo: Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida. Mas ele continuou: - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos: - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias... Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos. E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo. Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível! BARRETO, Antônio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

 Estratégias de leitura 
Ativação de conhecimento de mundo/ antecipação de conteúdo: 
Vocês já conheciam esse texto?
  O que acharam dele? 
Qual o tema tratado no texto?
  A seu ver, qual o público alvo desse texto? Explique 
 Vocês sabem qual é o gênero textual deste texto?
 Checagem de hipóteses 
 Imaginam que este é uma crônica? 
 Sabem quais são as características de uma crônica? 
 Podem afirmar que uma crônica é da tipologia narrativa?

 Localização de informações 
 1. O texto que você leu faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, Larissa, que no texto lido conta um momento importante de sua vida.
 a) Que momento é esse?
 b) Quando e onde aconteceu? 
 c) Com quem ela viveu essa experiência? 
 d) Qual o ponto de vista da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto. 
 e) Qual o efeito causado por essa escolha do ponto de vista do narrador? Comparação de informações 

  2. Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo. 
a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta. 
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique. 

 3.Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
 a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta. 
 b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto. 
c)Você deverá ilustrar com um desenho o assunto principal do texto. 

 Generalização 
 4. Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino. 
5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele? 
 6. Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto? 
 a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira. 
 b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser. 
 c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas. 
 d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba. 

 Produçao de Infernêcias Locais e Globais 

 Retire do texto as palavras que você encontrou dificuldades para interpretação. Depois, procure as palavras no dicionário ou internet, atribuindo sentido de acordo com o contexto.

 Intertextualidade 

O texto trabalhado “Meu primeiro beijo” intetexrtualiza com a letra de Paula Toller “Um primeiro beijo” 
 (...)Nós nos beijando 
Foi tão romântico 
De outros primeiros beijos(...)

 Poema retirado do Conto “O Primeiro Beijo”, de Clarice Lispector. Outro texto que também traz citações que são claras no texto de Antonio Barreto é a narrativa: “ O primeiro beijo”, de Clarice Lispector.
 (...)“O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe.” (...)

 Trazendo outros textos, cujo assunto seja verossímil, fazendo a leitura com os educandos, trabalhando a contextualização e a comparação com certeza haverá a percepção das citações entre um texto e outro. 

 Percepção de outras linguagens 

  Relacione a imagem com o texto lido, identificando as semelhanças e diferenças entre as pessoas retratadas na imagem e no texto. http://universohq.com/quadrinhos/2008/imagens/LOVE_TINA.
jpg meuprimeiroamor.jpg

Um comentário:

  1. Muito interessante sua abordagem, assim o primeiro beijo fica bem mais marcante, e propicia melhor reflexão e entendimento do texto.

    ResponderExcluir