MGME - Aprofundamento
de Conteúdos e Metodologias
PROFª RODRIGO BISSONI OLIVEIRA
Atividade sobre leitura-interpretação utilizando questão
solicitada.
Relatório de observação da Atividade de Vivência
Após proposta de atividade, e
seguindo todas as orientações no roteiro da atividade, observei que através de
suas escolhas nas respostas (lendo a explicação de suas escolhas nas
alternativas) os alunos fizeram conclusões e deduções racionais diferentes,
sendo a Dimensão Simbólica a mais
utilizada. Como a própria explicação (no texto do curso) da dimensão sugere os
alunos acreditam que o texto “faça sentido imediato, como se tivesse sido
escrito para eles naquele momento”. Portanto, uma dedução interpretativa
imediatista que considerou não o texto como uma informação de um estudo e
realização da ciência, mas sim apenas uma tarefa escolar. Mas não todos os
alunos, pois alguns apresentaram a Dimensão
Afetiva, e pude perceber logo de imediato (ainda durante minha leitura da
questão com eles), haja vista que comentaram que era um texto relacionado à
ciência, mostrando que “se recusa a ler o texto porque ele o irrita ou incomoda de alguma
forma”, e por fim, só realizaram para não
perderam nota.
No geral, a média acertou
apresentando a opção correta d.
Para expandir a experiência
realizei também outras duas questões do Saresp, uma do grupo de objetos do
conhecimento H17 e outra do H40. (Matrizes de referência para a avaliação -
Saresp 2009)
Na questão do H40, que tinha por
objetivo identificar a ironia no texto literário,
quase a totalidade dos alunos acertaram, acredito que devido as explícitas
explicações do componente “ironia” por mim realizadas anteriormente a entrega
das questões. Fui muito feliz em apresentar exemplos de ironias relacionando às
falas do cotidiano, assim a turma toda manifestou imediata compreensão da
ironia quando dizemos o contrário daquilo que se pensamos, ponto-chave da
questão.
Relacionando essa com uma
dimensão, acredito que a Dimensão
Argumentativa seria a correta, pois os alunos “tentaram compreender o que o
texto sugere”.
Apresentei as questões a turmas de
9º ano e 2º EM, em escolas onde leciono, adaptando e contextualizando as
explicações de acordo com o nível de conhecimento de cada turma.
COMPETÊNCIAS DO SUJEITO
H17 Identificar recursos verbais e
não verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar e mudar
comportamentos e hábitos ou de gerar uma mensagem de cunho político, cultural,
social ou ambiental.
H40 Inferir o efeito de humor ou
ironia produzido em um texto literário pelo uso intencional de palavras ou
expressões.
*********************************************************************************
Atividade realizada com questões SARESP (2009), e reflexão das dimensões da leitura (ALTAMENTE RECOMENDÁVEL) de VINCENT JOUVE.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário