sábado, 28 de abril de 2018

Sequência Didática: Análise estrutural e dos efeitos de sentido da letra “Perfeição” – Legião Urbana


Tema: Análise estrutural da linguagem (classes gramaticais) e dos efeitos de sentido conotativos

Objetivo (5 linhas):
O objetivo dessa SD é levar os alunos a perceber o uso criativo da linguagem em uma letra de canção popular. Espera-se que reconheçam a mistura dos usos de palavras denotativas (significados reais) com palavras conotativas (significados figurados/simbólicos), bem como na organização textual da norma culta; pretende-se apresentar um produto cultural de grande reflexão humanística/social que sensibilize os jovens e os leve a pensar criticamente.

Justificativa (5 linhas):
A opção pela análise dessa letra de cunho crítico/social é impelir os jovens a refletir sobre a sociedade e nossos costumes. Elementos textuais de palavras com sentido denotativo e conotativo (figuras de linguagem) criam efeitos de sentido criativos dentro de uma reflexão social, e com esta buscamos compreender melhor nossa sociedade e representar, por meio da linguagem, uma autorreflexão sobre as escolhas que impactam nosso futuro.

Materiais utilizados (pode ser em tópicos):
ü  Letra da canção impressa (Perfeição – Legião Urbana);
ü  Computador para acesso ao vídeo clip da canção;
ü  Folhas pautadas para produção de análise textual e textos críticos.

Metodologia:
ü  1ª etapa: Apresentação da letra impressa e audição da canção para (re)conhecimento;
ü  2ª etapa: Conduzir questões pertinentes às críticas veladas apresentadas na letra; orientar reflexões das percepções expostas pelos alunos; incitar debates reflexivos acerca da letra;
ü  3ª etapa: Propor a resolução das questões dissertativas propostas na reflexão da linguagem e dos efeitos de sentido críticos presentes na letra da canção;
ü  4ª etapa: Produção de texto reflexivo sobre o entendimento da letra à partir das intenções do autor do poema lírico.

Avaliação
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


SIM

EM PARTE

NÃO
O texto parte da compreensão do significado da letra?
1.0

0.5

0.0

Textualmente, o aluno foi coerente na exposição dos argumentos?
1.0

0.5

0.0

O aluno relacionou a sua opinião/conhecimento de mundo no conteúdo da letra?
1.0

0.5

0.0

O aluno apresentou exemplificação?
1.0

0.5

0.0

O aluno consultou e comentou os significados das palavras desconhecidas?
1.0

0.5

0.0

Utilizou informações pertinentes para construir o(s) argumento(s)?
1.0

0.5

0.0

Apresentou relação (intertextualidade) com outros textos?
1.0

0.5

0.0

Utilizou adequada estratégia de fechamento do texto (argumentos)?
1.0

0.5

0.0

O registro de linguagem está adequado ao gênero?
1.0

0.5

0.0

O texto apresenta problemas de ortografia/pontuação/acentuação/ concordâncias e de sentido?
1.0

0.5

0.0




Nenhum comentário:

Postar um comentário