sábado, 14 de abril de 2018

Proposta de aula: Observação e uso da Linguagem na mídia impressa e virtual


Turmas:
 9º Ano do E.F. e Ensino Médio

Objetivos:
1.Identificar a dinâmica de cada linguagem na produção de sentido;
2. Analisar manifestações culturais na perspectiva das linguagens;
3. Intervir conscientemente no meio.

Conceitos trabalhados:
Cultura / Linguagem verbal / Linguagem não-verbal / Signo / Denotação / Conotação / Figuras / Entrevista.

Desenvolvimento
Grupos de 5 alunos

Colher, documentar e organizar informações
O professor, junto com a classe, determina o recorte que se deseja escolher como campo de trabalho. Sugerimos que seja a comunidade em que a escola se situa.

Pede-se que os alunos recolham o maior número possível de informações sobre a produção cultural desse campo, valendo-se do conceito de cultura implícito no material disponibilizado pelo professor.

Socializando Informações
Os alunos pesquisam e compartilham com os colegas, e com os outros grupos, os textos encontrados e devem apresentar oralmente (debate/seminário) o entendimento e exemplos desse material organizado por eles.

Analisando suporte e linguagem
Os alunos devem analisar a linguagem (formal ou informal, verbal ou não verbal) do material pesquisado e apresentar por escrito as características textuais dessa linguagem.

Intersecções
Observações do uso da linguagem. Análise da estrutura da linguagem (produtores, contextos e público alvo (perfil dos leitores)).

Conclusão
Fazer um painel em que se mostrem as intersecções das varias linguagens que circulam no meio escolhido. Propostas de melhorar o nível da linguagem de acordo com o contexto de circulação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário