Turmas:
9º Ano do E.F. e Ensino Médio
Objetivos:
1.Identificar a dinâmica de cada linguagem na produção de sentido;
2. Analisar manifestações culturais na perspectiva das
linguagens;
3. Intervir conscientemente no meio.
Conceitos trabalhados:
Cultura / Linguagem verbal / Linguagem não-verbal / Signo / Denotação
/ Conotação / Figuras / Entrevista.
Desenvolvimento
Grupos de 5 alunos
Colher, documentar e organizar informações
O professor, junto com a classe, determina o recorte que se
deseja escolher como campo de trabalho. Sugerimos que seja a comunidade em que
a escola se situa.
Pede-se que os alunos recolham o maior número possível de
informações sobre a produção cultural desse campo, valendo-se do conceito de cultura implícito no
material disponibilizado pelo professor.
Socializando Informações
Os alunos pesquisam e compartilham com os colegas, e com os
outros grupos, os textos encontrados e devem apresentar oralmente (debate/seminário)
o entendimento e exemplos desse material organizado por eles.
Analisando suporte e linguagem
Os alunos devem analisar a linguagem (formal ou informal,
verbal ou não verbal) do material pesquisado e apresentar por escrito as
características textuais dessa linguagem.
Intersecções
Observações do uso da linguagem. Análise da estrutura da
linguagem (produtores, contextos e público alvo (perfil dos leitores)).
Conclusão
Fazer um painel em que se mostrem as intersecções das varias
linguagens que circulam no meio escolhido. Propostas de melhorar o nível da linguagem
de acordo com o contexto de circulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário